sexta-feira, 23 de junho de 2017

Turquia, um tesouro: Pérgamo, Éfeso, Kusadasi, Laodiceia, Pamukkale…

A região onde fica a Turquia foi sede de  muitos impérios. Hititas, frígios, lídios, assírios e gregos habitaram aquelas terras. O último império foi o romano, a maior civilização da História, que abarcava cinco milhões de quilômetros quadrados, onde viviam 70 milhões de pessoas, 21% da população mundial à época.

No fim do século IV d.C. o Império Romano foi dividido em Império Romano do Ocidente, com capital em Roma; e Império Romano do Oriente, com capital em Constantinopla, antiga Bizâncio, atual Istambul.

Em 476 d.C. houve a derrocada do Império do Ocidente. Porém o do Oriente sobreviveu por mais mil anos. Só chegou ao fim em 1453, com a tomada de Constantinopla pelos turcos otomanos, o que marca o fim da Idade Média e o começo da Idade Moderna.

Resquícios dessa história riquíssima podem ser admirados no interior da Turquia.

Pérgamo, a pátria do pergaminho

Patrimônio Mundial pela Unesco, Pérgamo era uma fortaleza persa quando foi conquistada por Alexandre, o Grande. Mais tarde, sob os romanos, teve grande importância como centro cultural e político. Acredita-se que o pergaminho – suporte para escrita feito de pele de cordeiro ou bezerro recém-nascidos - tenha sido criado lá.

         P1140392bx2

Em Pérgamo ficava uma das Sete Igrejas do Apocalipse, mencionadas no Novo Testamento. São as Sete Congregações da Ásia Menor, nas cidades mais importantes do lugar no início do cristianismo. 

A cidade tinha o teatro mais íngreme da região, com capacidade para 10 mil espectadores. Lá também ficava a maior biblioteca antiga da Ásia Menor, com 200 mil peças, rivalizando com a de Alexandria.

      P1140389bx          P1140367 bx

A fama da escola de escultura de Pérgamo se espalhou por todo o Mediterrâneo, e os trabalhos lá produzidos foram copiados pelos romanos. O Templo de Trajano, com colunas de 18 metros em estilo coríntio, bastante trabalhadas, traço típico da civilização romana, é um dos cartões postais de Pérgamo.

 P1140372 bx  P1140371bx

Em Pérgamo ficava um dos vários Asklepeion, ou centro de cura, construído no século IV a.C. Os Asklepeions, resquícios da civilização grega que floresceu na região, eram construídos em honra de Esculápio, deus da medicina. Galeno, que escreveu mais de 400 livros, era o médico mais renomado de Pérgamo, e tornou os tratamentos científicos, deixando de lado superstição e magia. 

                           P1140413 bx

Galeno estudou anatomia examinando corpos de animais. Utilizava plantas, água, música, dietas com mel, banhos de lama, hipnose, fisioterapia e psicoterapia, com interpretação de sonhos. Teatro, esportes e leitura eram usados para manter elevado o moral dos pacientes.

  P1140412 bx

Ao mesmo tempo em que doentes eram tratados, o local servia como escola de medicina.


No entanto, pessoas com doenças fatais e incuráveis não eram aceitas, para que os pacientes com possibilidade de cura não perdessem a esperança.


Na entrada do Asklepeion de Pérgamo fica essa coluna com o símbolo de Esculápio, o deus da cura. Essas serpentes entrelaçadas são até hoje o emblema da medicina.




Pessoas de toda a região do Mar Egeu vinham se tratar no Asklepeion de Pérgamo, que durante o período romano foi reformado e muito valorizado.

 P1140430 bx   P1140415 bx


Éfeso: segunda maior cidade do Império Romano

Patrimônio da Humanidade pela Unesco, Éfeso foi construída por gregos jônicos no século X a.C. Alcançou o apogeu na época romana, quando chegou a ter 250 mil habitantes. Sua mais imponente ruína, que domina a paisagem, é a Biblioteca de Celso, feita em homenagem ao senador romano Tibério Júlio Celso Polemeno.

    P1140605 bx

O belíssimo Templo de Adriano é um dos destaques da visita ao lugar, que foi capital da província romana da Ásia.

       P1140595 bxP1140594 bx

       P1140596 bx

Oa apóstolos Paulo de Tarso e João Evangelista trabalharam em Éfeso, um dos lugares onde o cristianismo mais se difundiu. É possível que o evangelho de João tenha sido escrito lá - onde, segundo a lenda, a Virgem Maria viveu os últimos dias.

                      P1140573 bx                     P1140559 bx

O filósofo pré-socrático Heráclito, o Obscuro, nasceu em  Éfeso, um centro de saber onde as mulheres tinham direitos iguais aos homens: há registros de professoras, pintoras e escultoras. À noite, as ruas da cidade eram iluminadas por lâmpadas de óleo, luxo ausente na maioria das cidades.

                       P1140563 bx                 P1140626 bx

Os bonitos mosaicos e afrescos são cuidadosamente preservados e restaurados num local coberto e aberto à visitação.

         P1140617 bx   P1140618 bx   P1140615 bx   P1140614.1 bx

Ruínas da terceira maior biblioteca da época, do teatro para 35 mil espectadores e do Templo de Artemisia, uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo, podem ser admiradas nessa cidade, uma das mais visitadas da Turquia.

  P1140567 bx  P1140565 bx


Kusadasi, a ilha dos pássaros

A pausa que refresca. Depois de passeios sob o sol nas ruínas de Éfeso, o belo hotel La Vista, em Kusadasi, foi uma grata surpresa.

P1140666 bx

Foi apenas um dia e uma noite, mas o suficiente para desfrutar da piscina à beira mar e apreciar a ilhota em frente.

    P1140680 bx        P1140677bx

À noitinha, o sol se pôs em frente ao restaurante, enquanto o jantar era servido. A ilha (ada) dos pássaros (kus), na costa do Mar Egeu, deixou saudades.

                     P1140700 bx


Laodiceia: uma das igrejas do Apocalipse e colunas estriadas em diagonal

No Apocalipse, Cristo fala ao apóstolo João: o que vês, escreve-o num livro, e envia-o às sete igrejas: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira,  Sardes, Filadélfia e Laodiceia. (Apocalipse, 1:11)

        P1140719 bx

As colunas greco-romanas têm vários estilos. As dóricas são as mais simples; as jônicas têm terminação em caracóis; e as coríntias são as mais bonitas e trabalhadas.

Mas algumas colunas de Laodiceia têm uma característica especial: são estriadas em diagonal.

  P1140727 bx P1140730 bx   P1140742 bx

     P1140741 bx       P1140739 bx

A cidade era importante centro administrativo, comercial, financeiro e manufatureiro, famoso pela produção de lã negra, usada para fazer roupas finas. Lá havia uma escola de medicina, cujos médicos preparavam o pó frígio, para cura de infecções oculares, usado como colírio.

 P1140732 bx

Laodiceia foi uma das primeiras sedes do cristianismo na Ásia Menor. Lá havia também muito judeus, que tinham permissão para seguir seus ritos sagrados. O grande problema da cidade era o suprimento de água, que saía quente e poluída das fontes locais. Era então trazida em canais de pedra da cidade vizinha, Heliópolis, mas chegava morna, tendo que ser esfriada antes de ser usada.

     P1140761 bx  P1140725 bx

     P1140762 bx

À saída das ruínas de Laodiceia, surpresa: na lojinha de suvenir, uma flâmula com a bandeira brasileira.

                                                                  P1140768 bx


Pamukkale, o castelo de algodão

Patrimônio Mundial pela Unesco, Pamukkale – castelo de algodão em turco – é uma paisagem única. Conhecer esse lugar era desejo antigo. A cidade não tem muitas atrações, pode-se dizer que é até um pouco decadente, mas percorrer as formações calcáreas pelas quais escorre água azulada, leitosa e de temperatura agradável é uma experiência e tanto.

P1140872 bx

O lugar é bastante concorrido. São bacias de água que descem em cascata de uma colina, formando piscinas naturais. Muitas das bacias originais estão fechadas ao público, talvez por serem muito visitadas e correrem o risco de se degradarem.

P1140904 bx   P1140893 bx

A formação de Pamukkale deve-se aos locais térmicos quentes por baixo do monte, que provocam o derrame de carbonato de cálcio, depois solidificado como mármore. Mesmo não tão bonito quanto nas públicações de divulgação turística, o lugar vale uma visita, sem qualquer sombra de dúvida.

       P1140818 bx            P1140879 bx

Embora algumas piscinas naturais estejam vedadas ao público, foram construídos simulacros que as substituem, sem prejuízo da beleza do lugar e da diversão dos turistas.

                            P1140815 bx 

Mesmo as muçulmanas ortodoxas aproveitam as delícias de Pamukkale, embora vestidas dos pés à cabeça. São uma atração à parte, e saem do lugar com as roupas ensopadas.

             P1140824 bx        P1140802 bx        P1140840 bx

Adeus Turquia, adeus Pamukkale. Quem sabe um dia a gente volta…

P1140846 bx






15 comentários:

  1. Belissimas fotos, excelente trabalho. Parabéns.

    Ceci Juruá

    ResponderExcluir
  2. Oi Cláudia. Acabo de chegar da "nossa" viagem à Turquia. Amei! Só conheci, e muito mal, Istambul. Adorei, mesmo assim.
    Dá vontade de conhecer as cidades que vc descreve e exibe. Mas já dá prazer visitá-las com vc.
    Bjosssss

    ResponderExcluir
  3. Noelia Rodrigues Pinho25 de junho de 2017 às 14:28

    Que relato especial. É como viajar junto e observar cada detalhe. Adorei.
    Que muitas viagens aconteçam!
    Ficarei de olho nas próximas. Bjs

    ResponderExcluir
  4. Muito bom. Dá vontade de voltar. Jitman Vibranovski

    ResponderExcluir
  5. Quando eu estive na Turquia, Claudia, não fui informado que não dava para conhecer a Turquia numa só viagem, pois não houve tempo para conhecer direito a Turquia grega, a do Mar Egeu. Faltou Pérgamo, Laodiceia e outros redutos gregos. Dediquei 1 semana a Istambul, depois Ancara, de lá de ônibus a Capadócia, conhecendo-a bem, e voltando ainda por terra até chegar na costa do Mar Egeu. Mas eu sou fascinado pelos restos mortais da cultura grega para ficar imaginando como escolheram aqueles ambientes maravilhosos naquela costa em tudo diferente da aridez dos desertos que predominam nas regiões da Palestina, do Egito, da atual Síria e Jordânia, da antiga Assíria e Babilônia. O meio ambiente de Pamukkale é simplesmente fenomenal, não sendo à toa escolhido para estação de tratamento de enfermidades reumáticas e outras doenças.
    Beijo,
    Gaio

    ResponderExcluir
  6. Oi, Claudia, td bem com vcs?
    Como sempre são ótimos os registros das viagens e belas as fotos.
    Dá muita vontade de seguir essas trilhas.
    Mande sempre suas notícias de viajante.
    Bjo.
    Mauricio Murad.

    ResponderExcluir
  7. Chique. Muito chique. E eu não sabia de nada disso! Já passei adiante. Viaje bem, viaje mais. Adorei. Bjs, W

    ResponderExcluir
  8. Edvaldo Pereira Lima26 de junho de 2017 às 19:03

    Oi, Cláudia:
    Legal saber de você.
    Parabéns em manter vivas suas memórias de viagens.
    Ano passado pus para fora um pouco das minhas memórias narrativas também. Em princípio o projeto contemplava matérias de viagens, depois percebi que não tinha material bom nem em quantidade suficiente. O que tive muito de memória foram narrativas de aviação comercial. Aí publiquei Por Trás do Tapete Mágico – Histórias da Aviação pelo sistema self-publishing on demand Clube de Autores.
    Boa sorte.
    Abs,
    Edvaldo

    ResponderExcluir
  9. José Roberto Alvarenga27 de junho de 2017 às 17:16

    Oi Cláudia . Que maravilha de fotos e textos . Registro para a gente guardar e revisitar quando quiser ver coisas tão belas !
    Obrigado, um abraço.

    ResponderExcluir
  10. Cláudia, excelente registro, fotos sensacionais, parabéns!!!

    ResponderExcluir
  11. Cláudia, o comentário acima foi como Unknown, mas fui eu, seu primo Julio quem postou!

    ResponderExcluir
  12. Maria Helena Mendonca27 de agosto de 2017 às 20:20

    Sempre encantadora a narrativa de suas viagens. Você traz aspectos pouco conhecidos destas terras e culturas tão antigas já em seu contato com a formação da sociedade cristã. Também pouco divulgadas essas paisagens do Mar Egeu. Para editar suas imagens o apoio na histórià a ser consultada no agendamento de um passeio turístico e cultural. Muito bom!����

    ResponderExcluir

Não deixe de postar seu comentário! Depois de escrever, clique em "selecionar perfil". Poste como "Nome - URL" (escreva o nome, mas pode ignorar o URL), ou como "anônimo", e depois assine no próprio comentário. Depois clique em publicar. Em ambos os acasos é preciso digitar o código de reconhecimento que vai aparecer na tela. Obrigada!