Que ilhas visitar na Grécia? Entre cerca de seis mil, 277 são habitadas, e 78 por mais de cem pessoas. As mais famosas, do ponto de vista turístico, são Santorini, Mikonos e Creta.
Mas, conversando por aí, descobrimos que Paros era uma boa opção. Trocamos Mikonos por Paros, menos badalada. E não nos arrependemos.
As ilhas gregas, com histórias e características diversas, são classificadas pela localização: jônicas, argo-sardônicas, do nordeste do Mar Egeu, do Dodecaneso, Cíclades…
Paros, no mar Egeu, faz parte das Cíclades, nas quais o turismo é a principal atividade. Praias, casas brancas, igrejas com domos azuis e flores, muitas flores são sua marca registrada.
Boa dica é alugar carro para conhecer os povoados dos quase 200 km² dessa que é uma das maiores ilhas do grupo das Cíclades.
Perto do ancoradouro, o moinho de vento e o marinheiro consultando o celular, observado pelos gansos, fazem parte da paisagem.
Indispensáveis são as praias de águas mansas e cristalinas, como Farangas e Santa Maria. Os windsurfistas fazem a festa.
Nas ruelas estreitas da cidade velha há bares, restaurantes, lojinhas de artesanato e sobrados brancos enfeitados por flores.
É o melhor lugar para observar o pôr-do-sol, tomando um drinque e degustando a deliciosa salada grega, feita com tomate, pepino, queijo feta, azeitona, cebola roxa e pimentão. Ótima pedida!
As flores contrastam com o azul do céu e o branco das construções.
Há cores por toda parte: no coquetel de melancia do restaurante Karina, em Naoussa; nas buganvílias que enfeitam o desjejum do hotel Apollon, em Parikia; e no artesanato típico.
Abaixo, três flagrantes de personagens da ilha: a adolescente ruiva que brincava com amigos pelas ruelas da cidade velha, o barbudo excêntrico que não se furtou a posar para a foto, e a mendiga, expressiva tradução da atual tragédia grega.
Comecei com Paros aminha viagemem seu blog. Vou fazer outras.Mais antigas e seguir aspróximas. Também adoro viajar e achei os comentários interessantes e as fotos lindas. Li também e curti e matei assaudades de Bariloche. A cidade onde vi nevepelaprimeira vez há longos e idos tempos de adolescente. Relembrei as viagens mais recentes e me deu umaenorme saudade do outono, a estação que mais amo. Vou tentar por emprática a ideia em 2016.
ResponderExcluirBem vinda, Abigail! Passeie à vontade pelo blog, e curta bastante!
ExcluirRecordar é viver, a Grécia não dá pra esquecer!!! Que página linda essa do seu blog, Cláudia! Curti e rememorei com cada foto postada! Saudades demais dessa viagem maravilhosa!.
ResponderExcluirEspero Santorini...
Impecável!
ResponderExcluirQuerida Claudia,
ResponderExcluirMuito obrigada por mais uma reportagem sobre as suas interessantes viagens. Não só fotos, mas comentários, explicações que só aumentam o nosso desejo de seguir os seus passos.
Bjs.
Dora
Fui eu que sugeri Paros!
ResponderExcluirbeijos
Sara
Beleza!
ResponderExcluirBjs
AT
Pronto, Claudia, já tenho que ir incluir Paros em minha viagem à Grécia, o dia em que ela acontecer (sabe Deus quando...)! Que lugar lindo. E o que são aquelas flores pela cidade inteira? Um espetáculo!
ResponderExcluirBjs
Sergio
Gostei de voltar à Grécia e descobrir Paros.
ResponderExcluirC.
Oi Claudia!
ResponderExcluirAdorei rever a Grécia e lembrar da viagem que fizemos eu e Aninha minha filha, por Atenas, Milos e Zaquintos, no mar jônico.
Beijos pra você e Jitman!
Angela
Oi Claudia
ResponderExcluirviajei um pouco hoje por aqui
bjs
Andrea
Lindas capturas Claudia!
ResponderExcluirViajar com você é sempre um grande prazer, para a Grécia então...
Bjs e até a próxima surpresa
Linda! Linda! Dá saudade de nosso passeio, relembrando as flores, o azul e branco das construções e o charme das ruelas...
ResponderExcluirBj., Bruno.
Oi, Cláudia! Achei seu blog procurando por relatos de Paros. Quantos dias você ficou lá? Chegou a conhecer os vilarejos nas montanhas? Abs.
ResponderExcluirOlá, Marcos, obrigada por visitar meu blog! Ficamos duas noites em Paros, ou seja, três dias. Não visitamos os vilarejos nas montanhas, mas alugamos um carro, passeamos bastante pela ilha e conhecemos várias praias.
ResponderExcluirUm abraço,
Cláudia