Que ilhas visitar na Grécia? Entre cerca de seis mil, 277 são habitadas, e 78 por mais de cem pessoas. As mais famosas, do ponto de vista turístico, são Santorini, Mikonos e Creta.
Mas, conversando por aí, descobrimos que Paros era uma boa opção. Trocamos Mikonos por Paros, menos badalada. E não nos arrependemos.
As ilhas gregas, com histórias e características diversas, são classificadas pela localização: jônicas, argo-sardônicas, do nordeste do Mar Egeu, do Dodecaneso, Cíclades…
Paros, no mar Egeu, faz parte das Cíclades, nas quais o turismo é a principal atividade. Praias, casas brancas, igrejas com domos azuis e flores, muitas flores são sua marca registrada.
Boa dica é alugar carro para conhecer os povoados dos quase 200 km² dessa que é uma das maiores ilhas do grupo das Cíclades.
Perto do ancoradouro, o moinho de vento e o marinheiro consultando o celular, observado pelos gansos, fazem parte da paisagem.
Indispensáveis são as praias de águas mansas e cristalinas, como Farangas e Santa Maria. Os windsurfistas fazem a festa.
Nas ruelas estreitas da cidade velha há bares, restaurantes, lojinhas de artesanato e sobrados brancos enfeitados por flores.
É o melhor lugar para observar o pôr-do-sol, tomando um drinque e degustando a deliciosa salada grega, feita com tomate, pepino, queijo feta, azeitona, cebola roxa e pimentão. Ótima pedida!
As flores contrastam com o azul do céu e o branco das construções.
Há cores por toda parte: no coquetel de melancia do restaurante Karina, em Naoussa; nas buganvílias que enfeitam o desjejum do hotel Apollon, em Parikia; e no artesanato típico.
Abaixo, três flagrantes de personagens da ilha: a adolescente ruiva que brincava com amigos pelas ruelas da cidade velha, o barbudo excêntrico que não se furtou a posar para a foto, e a mendiga, expressiva tradução da atual tragédia grega.