sexta-feira, 16 de março de 2012

A fascinante Saigon, atual Ho Chi Minh (dez 2011)

       Dez milhões de habitantes e cinco milhões de motocicletas. Essa é Saigon, antiga capital do Vietnã do Sul, que, com a vitória do comunista Vietnã do Norte e a reunificação do país, passou a chamar-se Ho Chi Minh, em homenagem ao herói nacional. A foto abaixo, feita da janela do hotel, mostra à esquerda um prédio de 86 andares, símbolo da modernidade dessa que é considerada a capital econômica, financeira e comercial do país.

P1080685 bx  

Nossa visita ao Vietnã deixou gosto de quero mais.  O roteiro reservou 14 dias ao país. Parece muito, mas para conhecer melhor o povo e os costumes - além das atrações turísticas propriamente ditas - seria preciso mais tempo.

Em Ho Chi Minh, ou Saigon, ficamos dois dias. E como num deles fomos a Cu Chi, onde estão os túneis cavados pelos vietcongs durante a guerra (tema da próxima postagem), só nos restou um dia na cidade.

Conhecemos o palácio presidencial. Abaixo, uma das salas e o jardim. O lugar tem história: em 8 de abril de 1975, já no fim da guerra, o coronel Thanh Trung, da força aérea do Vietnã do Sul, lançou bombas sobre ele. Embora causando poucos estragos, o ataque teve efeito devastador no moral das forças do Sul, e forçou o presidente Thieu, títere dos americanos, a abandonar  Saigon. Thanh Trung, agente do Norte infiltrado nas fileiras sulinas, foi proclamado herói e promovido a Capitão da Força Aérea Popular do Vietnã.

P1080675 bx              foto 

Visitamos também, no bairro chinês, um pagode budista de 250 anos, dedicado à deusa protetora das águas.

P1080674 bx

Os fieis colocam espirais de incenso e fazem pedidos. Segundo a tradição, quando a espiral se queimar por completo, o pedido será atendido.

Veja no vídeo abaixo, feito por Jitman Vibranovski, os incensos e os desejos escritos em tiras de papel cor-de-rosa. Ligue o som.

  Conhecemos também, numa fábrica, o tradicional processo oriental de fabricação de laca. Abaixo, vídeo de Jitman Vibranovski.

 

Além desses passeios, o melhor foi observar a população no dia-a-dia:

         P1080725 bx        P1080716 bx
         A incrível quantidade de motos nas ruas...                                             ... e a motociclista com o rosto totalmente coberto.

 

          P1080712 bx                      P1080707 bx 
          A grávida sem preocupação com segurança...                                            ... e a mocinha elegante em sua microssaia.

As ruas e calçadas são movimentadas:

P1080700 bx       P1080699 bx  
Pessoas trabalham...

 P1080680 bx       P1080682 bx
...almoçam...                                                                                                             ...tiram uma sesta...

 P1080697 bx          P1080718 bx 
  ...e se divertem.

Mas é à noite que as ruas são mais animadas. Embora o Natal não seja uma data religiosa importante no país, lá, como cá, o comércio se agita: uma quantidade inimaginável de gente fotografava e era fotografada em frente às vitrines coloridas de lojas comuns e grifes internacionais. Numa noite de terça feira, era difícil andar pelas calçadas, tamanha a quantidade de famílias inteiras passeando, felizes como numa festa. Era o fascínio do consumo, ainda incipiente nesse esse país só recentemente inserido na economia de mercado.

Só que, infelizmente, saímos sem câmera. E talvez nem teria sido possível fotografar, pois mal conseguíamos nos movimentar.

Abaixo, duas figuras bem ocidentalizadas, típicas desse novo Vietnã:

                         P1080732 bx                                             P1080733 bx

Próxima postagem: Cu Chi, onde o Vietnã ganhou a guerra

domingo, 4 de março de 2012

Hue, cidade imperial

          Às margens do rio Perfume, a meio caminho entre o norte e o sul do país, está Hue, a antiga sede da dinastia feudal Nguyen, que dominou parte do Vietnã do século XVII ao século XIX. O lugar foi também capital nacional até 1945, quando o imperador Bao Dai foi deposto por Ho Chi Minh, ocasião em que se estabeleceu o governo comunista em Hanoi.

Indochina 543 bx

Além de Hue, visitamos duas cidades próximas: Da Nang e Hoi An. As três ostentam bonitos exemplos de arquitetura com influências chinesa e japonesa, alguns considerados Patrimônio Mundial pela Unesco. Por estarem localizados em ponto estratégico, na antiga fronteira entre Vietnã do Sul e do Norte, monumentos e edificações foram muito danificados na época da guerra. Hoje, com o país unificado, estão sendo recuperados e merecem ser vistos.

Indochina 553 bx

Dentro da Cidade Imperial fica a Cidade Proibida Púrpura, exclusiva para uso da Família Imperial Nguyen e à qual os comuns mortais não tinham acesso.

    Indochina 547 bx          Indochina 551 bx

Toda essa estrutura é rodeada por um fosso, cujas águas vêm do Rio Perfume. O rio tem esse nome porque plantavam-se flores perfumadas em suas margens, para que o imperador, quando passeasse pelo lugar, sentisse o cheiro agradável.

Indochina 523 bx                            
       Já os turistas que navegam pelo rio podem comprar, no barco, bonitas roupas típicas de seda.
              Indochina 520 bx

 

Impressionantes, num dos lugares visitados, são as fotos e relíquias do episódio de imolação do monge Thich Quang Duc, que em 1963 se incendiou em protesto contra as perseguições religiosas do governo de Ngo Dim Dienh, do então Vietnã do Sul. O regime de Dienh, em luta contra o comunista Vietnã do Norte, era apoiado pelos Estados Unidos.

Indochina 532 bx Indochina 534 bx Indochina 533 bx

Conhecemos templos, pagodes e jardins

   Indochina 494 bx                Indochina 524 bx

Num dos jardins havia muitos bonsais - árvores miniaturas, trabalhadas para se tornarem adultas sem crescer.                         

  Indochina 535 bx        Indochina 536 bx 

   Futuros monges brincam...                                                                               ... e um, já bem grandinho, se alivia num canto.

   Indochina 539 bx                 Indochina 531 bx

   Em outro local turistas se divertem, vestidos como imperadores, e músicos tocam instrumentos típicos

   Indochina 509 bx   Indochina 508 bx   Indochina 496 bx

Onipresentes figuras de guerreiros antigos enfeitam templos e pagodes

Indochina 526 bx                   Indochina 525 bx

E cenas do cotidiano atraem nossos olhares ocidentais

Indochina 493 bx

A seguir, Saigon, atual Ho Chi Minh